top of page

Lipoaspiração e Lipoescultura

lipoaspiração
lipoaspiração
lipoaspiração

O QUE É A LIPOASPIRAÇÃO OU LIPOESCULTURA:


Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e a proporção.

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

O QUE A LIPOASPIRAÇÃO NÃO VAI FAZER: 
A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.

O QUE ESPERAR DA CONSULTA: 
O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

ESTEJA PREPARADO PARA DISCUTIR:


• A razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado,
• Condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos,
• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas.


O CIRURGIÃO TAMBÉM PODERÁ: 


• Avaliar o seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco,
• Tirar fotos para prontuário médico,
• Discutir as suas opções e recomendar um tratamento,
• Discutir prováveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

PREPARANDO-SE PARA A CIRURGIA: 


Previamente à cirurgia, pode ser necessário:

• Fazer exames de laboratório ou avaliação médica,
• Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
• Parar de fumar bem antes da cirurgia,
• Evitar tomar aspirina e alguns antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

 

VOCÊ PRECISARÁ DE AJUDA:


Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e que fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.

RISCOS E INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA:


A decisão de se submeter à lipoaspiração é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações.


O PROCEDIMENTO É INDICADO PARA MIM? 


Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você.

CANDIDATOS IDEAIS À LIPOASPIRAÇÃO SÃO: 


• Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico,
• Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.

FAÇA PERGUNTAS: 


É muito importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico sobre o procedimento cirúrgico. É natural que sinta um pouco de ansiedade, seja expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir estes sentimentos com o cirurgião plástico.

SEJA CUIDADOSO:

 
Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas à força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o período de cicatrização.

O QUE ACONTECE DURANTE A CIRURGIA DE LIPOASPIRAÇÃO? 

A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.

RECUPERAÇÃO:


Malha de compressão são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele.


VOCÊ RECEBERÁ INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS, INCLUINDO: 


Como cuidar do local da cirurgia, medicamentos para tomar por via oral para reduzir o risco de infecção e quando retornar para acompanhamento com o cirurgião plástico.

 

PERGUNTE AO CIRURGIÃO PLÁSTICO SOBRE A RECUPERAÇÃO: 


• Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia?
• Qual medicação vai me ser dada ou prescrita após a cirurgia?
• Haverá curativos/bandagem após a cirurgia? Quando serão removidos?
• Os pontos serão removidos? Quando?
• Quando poderei retomar as atividades normais e exercício físico?
• Quando será a consulta de retorno?

 

RESULTADOS DA LIPOASPIRAÇÃO


O inchaço causado pela cirurgia desapareça após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

QUAL O CUSTO DA LIPOASPIRAÇÃO? 


O custo é sempre uma consideração em cirurgia eletiva. Os honorários de um cirurgião podem variar de acordo com a sua experiência e o tipo de procedimento realizado.

O CUSTO PODE INCLUIR:


• Honorários do cirurgião,
• Gastos com hospital ou centro cirúrgico,
• Honorários do anestesista.


SUA SATISFAÇÃO VALE MAIS QUE OS CUSTOS DA CIRURGIA:


Ao escolher um cirurgião plástico para realizar este procedimento, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

 

Fonte: SBCP
 

bottom of page