Mioplastia Labial
Mioplastia Labial
Consertar aquele sorriso que faz com que
a ponta do nariz "caia" e de quebra
aumentar os lábios e delinear o contorno
da boca. Tudo isso é possível graças a uma
cirurgia simples que dura 15 minutos:
a mioplastia.
O que vem a ser essa técnica?
É uma cirurgia na parte interna da boca que corrige pequenos - mas bastante visíveis - defeitinhos, como aquela pontinha do nariz que cai quando se dá risada, uma gengiva aparente ao sorrir, lábios finos ou mal-delineados.
O procedimento ajuda a engrossar os lábios, a realçar o contorno da boca e a delinear a "coluna do filtro" (área mais profunda que vai do nariz ao lábio superior).
Há alguma contra-indicação?
Não há qualquer contra-indicação.
Como é feita a operação?
A cirurgia é feita no músculo depressor do septo, que se estende até a parte superior do músculo orbicular (aquele ao redor dos lábios) que, por sua vez, é formado por três feixes de cada lado - dois mediais, dois intermédios e dois laterais - que se juntam na parte superior. Por meio de uma pequena incisão em forma de "z" no freio labial (aquela pelinha que fica dentro da boca, no cento do lábio superior e bem próxima ao nariz), o cirurgião vai descolando os dois feixes de músculos mediais do osso da gengiva e os reposiciona.
Onde fica a cicatriz?
Uma pequena marca em forma de "z" fica dentro da boca, no freio labial. Ela é completamente imperceptível.
Qual tipo de anestesia utilizada?
Geralmente, utiliza-se a local. Como o procedimento é rápido, não é necessário associá-lo à sedação.
É preciso ficar internada?
De forma alguma. A operação dura 15 minutos e a paciente é liberada assim que termina o procedimento.
Como é o pós operatório?
Os pontos são absorvíveis, por isso, não há necessidade de ir até o consultório retirá-los. Nos primeiros dias, a região fica um pouco dolorida. Mas esse incômodo pode ser amenizado com um remédio receitado pelo médico. A cirurgia também não deixa ematomas aparentes, uma vez que é toda feita dentro da boca. Assim que sai da cirurgia já é possível comer normalmente. No primeiro dia, no entanto, Carlos Alberto Miranda aconselha a ingestão de comidas mais pastosas.
Que cuidados devo seguir durante a recuperação?
É bom evitar no primeiro mês após a operação, rir ou gargalhar bruscamente. Em um mês a paciente já está nova em folha. Pode sorrir à vontade sem que a ponta do seu nariz caia.